segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fotos Filhotes

Separamos alguns filhotes que tem se destacado e que me agradou já de início.

Abaixo algumas fotos:

AMARELO INTENSO




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fim de Temporada!!

Tinhamos como objetivo de criar 150 filhotes este ano, e esta meta foi cumprida. Destes 150, 15 são mosaicos e o restante amarelos e marfins, embora em plena muda alguns filhotes já se destacam pela forma e plumagem. Destaco que este ano de cria para nós foi muito bom. Não sei se atribui a este desempenho o fato de meu pai estar mais presente no canaril, ou pela mudança na alimentação! Digo pois simplificamos o maneja ao máximo. Diminuímos a adição de antibióticos e a farinha nós mesmos preparamos, receita esta cedida pelo Paulo C. Löf encontrado em seu site (www.vermelhos.com.br).
A cor dos amarelos está vindo boa mas ainda é cedo pra analisar quais vão para concurso. Quanto aos masaicos, fizemos somente 04 casais para fêmea e estão vindo fêmeas lindas, mas devemos aguardar o término da muda.
Um ponto interessante deste ano na cria foi a introdução do Promater. Com um início muito ruim na cria (muitos ovos brancos), devido a alguns machos não se aprontarem como as fêmeas, utilizamos o promater como auxílio na produção. Os resultados foram satisfatórios, fêmeas com 5 e 6 ovos, a maioria cheios. As ninhadas eram de 4 e 5 filhotes..
Também tivemos uma mortandade de filhotes muito menor que outros anos.
Um fato que me intrigou foi a de filhotes com manchas melânicas que este ano para nós foi superior a 15% da cria. Outros anos foram nenor que 10%, fato curioso e segundo alguns criadores foi detectado em outros criadouros também....
Na próxima postagem quero colocar fotos de alguns filhotes.....